Dez dicas para VOCÊ tornar seu ambiente de trabalho mais receptivo para mulheres

(Texto original de Anna J McDougall, traduzido por mim com autorização da autora; todos os links para referências externas são de sites em inglês)

Amigos, vamos conversar.

2020 foi um ano difícil para todo mundo, e algo que acontece nos anos difíceis é que temos menos paciência para pequenos aborrecimentos porque toda a nossa energia é gasta em nos manter longe de… *gesticula para tudo ao redor*.

Tenho visto cada vez mais mulheres na área de tecnologia que, apesar de parecerem acostumadas aos pequenos atos de machismo que veem diariamente, estão começando a desanimar. Elas estão pensando se a tecnologia é mesmo o lugar certo para elas e que talvez os discursos das empresas estejam sendo usados para silenciá-las. E elas também estão se questionando como podem “ser a mudança” e ao mesmo tempo se manter sãs em ambientes onde sentem que sua presença é indesejada e às vezes está ativamente sob ataque.

Este texto não é voltado para essas mulheres. Elas estão fartas de pessoas dizendo como podem se adaptar, ou (ainda pior) chavões inúteis de como elas “dão conta do recado”. Nada disso resolve o problema.

Este texto também não se destina aos homens que procuram um bicho-papão feminista contra o qual reclamar. Desculpe desapontar vocês, mas estou apenas tentando fazer todos serem mais legais uns com os outros.

Este texto é para os colegas e gerentes do sexo oposto que querem ajudar, mas não sabem o que fazer para tornar o local de trabalho mais receptivo para as mulheres. Quero ajudar vocês a ajudar o setor de TI a melhorar.

Dez dicas para tornar o seu ambiente de trabalho mais receptivo para as mulheres

(P.S. Sim, posso transformar isso em uma palestra para sua próxima conferência, basta entrar em contato.)

  1. Não interrompa: você acha que não interrompe as mulheres? OK, na próxima vez que você falar com uma mulher, especialmente no local de trabalho, preste atenção a si mesmo e veja se você não se pega prestes a fazer isso. Se não for o caso: ótimo! Parabéns! Agora, ouça os outros e, se você notar um colega interrompendo uma mulher, pensen em dizer algo como “Ei, acho que a Sara ainda não terminou… desculpe Sara, o que você estava dizendo?”.

Não sabe onde encontrar mulheres na área de tecnologia para seguir no Twitter? Experimente começar com algumas das mulheres nesta sequência:

Algumas palavras finais… você tem poder.

Se você for um homem ou uma pessoa de qualquer gênero em uma posição de poder no local de trabalho, sua voz será ouvida de uma forma diferente da de uma mulher que é desenvolvedora júnior, por exemplo. Você pode dizer exatamente as mesmas coisas, mas enquanto ela é vista como feminazi, você é visto como ‘antenado’ ou um ‘paladino da justiça’ ou ‘defensor dos colegas’ ou algo assim, dependendo de quem dá a opinião.

Use esse poder para fazer o bem. Apoie suas colegas mulheres, ouça-as, garanta que sejam ouvidas e valorizadas pelos motivos certos. Não as pressione para representar as mulheres em todos os lugares. No final das contas, a maioria das mulheres quer apenas fazer seu trabalho, se divertir com os colegas e não ter que ser lembrada de que, em 2020, ainda são estereotipadas como menos capazes.

Chegou a hora de todos nós, e principalmente os homens, pararem de só falar sobre igualdade e começar a garantir que haja igualdade de verdade.

Tradutora que constrói as pontes possíveis entre comunidades. Também localiza sites, software e jogos.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store